Proteja sua visão

By 18/10/2017Saúde, Tudo

8 dicas para prevenir e antecipar riscos. Seguir estes passos não é garantia de visão perfeita ao longo da sua vida, mas manter um estilo de vida saudável e fazer exames oculares regulares certamente diminuem a probabilidade de desenvolver problemas de visão que poderiam ter sido evitados

8 maneiras de proteger sua visão

Proteger sua visão é uma das coisas mais importantes que você pode fazer para ajudar a manter sua qualidade de vida. Isso porque problemas oculares que ameaçam a visão afetam um em cada seis adultos com idade igual ou superior a 45 anos – e o risco de perda de visão só aumenta com o passar dos anos.

Uma vez que as principais causas de cegueira e baixa visão advêm de doenças relacionadas à idade, como degeneração macular, catarata, retinopatia diabética e glaucoma, protegendo a visão à medida que sua idade avança é uma parte essencial dos seus cuidados de saúde.

Dicas para proteger seus olhos

Para proteger sua visão e manter seus olhos saudáveis à medida que envelhece, considere estas simples diretrizes:

Descubra se você está em risco de doenças oculares. Esteja atento ao histórico de saúde da sua família. Você ou alguma da sua família sofre de diabetes ou têm uma história de hipertensão arterial? Você tem mais de 65 anos? É afrodescendente com mais de 40 anos? Qualquer um desses traços aumenta seu risco de doenças visuais, Cuide dos seus olhos e faça exames oculares regulares.

  1. Programe exames físicos anuais (pelo menos) para verificar a diabetes e a pressão arterial elevada. Se não forem tratados, essas doenças podem causar problemas oculares. Em particular, diabetes e hipertensão arterial podem levar à perda de visão por retinopatia diabética, degeneração macular e traços oculares.
  2. Procure sinais de alerta de mudanças na sua visão. Se começar a perceber mudanças na visão, consulte o seu médico imediatamente. Alguns sinais de problemas são: visão dupla, visão nebulosa e dificuldade para ver em condições de pouca luz. Outros sinais e sintomas de problemas oculares potencialmente sérios que merecem atenção imediata incluem olhos vermelhos, flashes frequentes de luz flutuadores, dor no olho e inchaço.
  3. Faça exercício com mais frequência. Alguns estudos da Associação Americana de Oftalmologia sugerem que o exercício regular – como andar – pode reduzir o risco de degeneração macular relacionada à idade em até 70%.
  4. Proteja seus olhos de luz UV prejudicial. Quando estiver ao ar livre durante o dia, use sempre óculos de sol que protegem 100% dos raios ultravioleta. Isso pode ajudar a reduzir o risco de cataratas, pinguéculas e outros problemas oculares.
  5. Alimente-se com uma dieta saudável e equilibrada. Numerosos estudos mostraram que os antioxidantes podem reduzir o risco de catarata. Estes antioxidantes são obtidos a partir de uma dieta contendo abundantes quantidades de frutas e vegetais coloridos ou verdes escuros. Estudos também mostraram que comer peixe rico em ácidos graxos (ômega-3) pode reduzir seu risco de desenvolver degeneração macular. Além disso, considere complementar sua dieta com vitaminas oculares para garantir que você esteja recebendo quantidades adequadas dos nutrientes necessários para manter os olhos saudáveis.
  6. Verifique seus olhos, pelo menos, de dois em dois anos. Um exame de olho abrangente, incluindo a dilatação, pode determinar o risco de doenças oculares importantes, como a retinopatia diabética, que não possui sinais ou sintomas de alerta precoce. Um exame de olho também pode garantir que sua receita para óculos ou lentes de contato esteja atualizada.
  7. Não fume. Os muitos perigos do tabagismo foram bem documentados. Quando se trata de saúde ocular, as pessoas que fumam estão em maior risco de desenvolver degeneração macular relacionada à idade, catarata, uveíte e outros problemas oculares.
   Chat On-line