Como limpar seus óculos

By 18/10/2017Saúde, Tudo

Limpar seus óculos diariamente é a melhor maneira de mantê-los, evitando arranhões nas lentes e outros danos. Siga estas dicas para limpar as lentes e a armação dos óculos – estas mesmas dicas aplicam-se para a limpeza de óculos de sol, óculos de segurança e óculos esportivos.

1. Lave e seque suas mãos completamente. Antes de limpar os óculos, certifique-se de que suas mãos estão livres de sujeira, loções e qualquer outra coisa que possa ser transferida para suas lentes. Use sabão neutro ou detergente, e uma toalha limpa e sem fiapos para limpar as mãos.

2. Enxágue os óculos sob um fluxo suave de água na torneira morna. Isso removerá poeira e outros detritos, o que pode ajudar a evitar riscar as lentes enquanto você as limpa. Evite água quente – que pode danificar alguns revestimentos de lentes.

3. Aplique uma pequena gota de solução neutra de lavagem em cada lente. No caso de usar detergente de cozinha, como a maioria é muito concentrada, use apenas uma pequena quantidade. Ou aplique uma ou duas gotas na ponta do dedo. Prefira marcas que não incluam loções ou hidratantes para mãos.

4. Friccione gentilmente os dois lados das lentes e todas as partes do quadro por alguns segundos. Certifique-se de limpar todas as peças, incluindo as almofadas de nariz e as extremidades das hastes que ficam atrás das orelhas. E lembre-se de limpar a área onde a borda das lentes encontra o quadro, onde pó, restos e óleos de pele podem se acumular.

5. Enxágue bem os lados das lentes e a armação. Se não remover todos os traços de sabão, as lentes poderão ficar manchadas.

6. Agite suavemente os óculos para eliminar a maior parte da água das lentes. Inspecione-as cuidadosamente para garantir que estejam limpas.

7. Seque cuidadosamente com uma toalha limpa e sem fiapos – evite toalhas que tenham sido lavadas com amaciante, pois estas substâncias podem manchar as lentes. Um pano de algodão usado para limpar vidros finos é uma boa escolha. O importante é que esteja perfeitamente limpa. A sujeira ou os detritos presos nas fibras de uma toalha podem riscar as lentes.

8. Após secar, inspecione novamente as lentes, se houver quaisquer marcas ou manchas, remova com um pano de microfibra limpo – esses panos sem fiapos estão disponíveis na maioria das lojas ópticas ou lojas de fotografia.

Por fim, sprays limpadores de óculos estão disponíveis em lojas especializadas. Eles podem ser úteis se você estiver viajando ou não tiver detergente neutro e água da torneira disponível.

Via: TecMundo

   Chat On-line